Engajamento

Saiba como as PMEs podem fazer a gestão da inovação

Muitas empresas acreditam que investir em inovação é caro demais; porém, fazer a gestão da inovação em pequenas e médias empresas pode ser bem parecido com o que acontece nas mega corporações. Utilizando a inovação aberta, seu negócio pode ficar mais competitivo e produzir melhor, aumentando significativamente a satisfação de seus colaboradores ao mesmo tempo.

Inovar nunca foi tão rápido quanto hoje e sua empresa pode se tornar o próximo grande nome do mercado caso saiba aproveitar este momento da forma certa. Por isso, preparamos este guia para você descobrir como aplicar as técnicas das grandes empresas em seu pequeno negócio. Acompanhe:

Aplicando um modelo de gestão mais eficiente

Pequenas e médias empresas têm recursos limitados e precisam ser mais eficientes que as grandes na hora de fazer a gestão da inovação. Felizmente, para identificar novas oportunidades de negócios e solucionar problemas, existem ferramentas que não exigem grandes investimentos e podem ser fundamentadas em parcerias e na melhor integração de seus colaboradores. Você já ouviu falar na inovação colaborativa, por exemplo?

Geralmente os processos envolvidos no desenvolvimento de novos negócios ocorrem dentro de limites rígidos, o que representa uma dificuldade especial para as pequenas empresas. Nelas, é pouco provável que exista um departamento encarregado disso, e a inovação acaba ficando em 2º plano porque gestores tem outras prioridades. Com inovação aberta isso muda radicalmente.

Tirando o melhor do potencial de cada colaborador

Hoje é mais fácil encontrar profissionais qualificados do que no passado, e boa parte de sua equipe provavelmente tem curso superior e especializações que a fez chegar até onde está. Isso significa que as empresas têm capital humano de sobra para fomentar a inovação, e grande parte das vezes estão apenas utilizando mal esse potencial.

Também estão mais disponíveis mais recursos para integrar equipes, tornando simples a comunicação entre seus membros e a interação entre departamentos. A inovação aberta se aproveita desses dois fatores para modificar o processo de inovação das empresas, promovendo uma troca de ideias mais aberta e menos burocrática.

Essa abertura tem como objetivo o melhoramento dos produtos e serviços prestados e combina ideias internas e externas na descoberta de oportunidades e tecnologias que serão benéficos para sua empresa.

Aproveitando as vantagens da inovação aberta para o seu negócio

A inovação fechada acredita que sua empresa tem todos os profissionais que precisa, mas a aberta não. Ela dá o benefício da dúvida para as ideias exteriores, valorizando a contribuição de parceiros na solução de problemas.

Enquanto no modelo tradicional acredita-se que é preciso fazer todas as descobertas e explorá-las exclusivamente, na inovação aberta não há essa sensação. Pesquisas e recursos externos podem e devem ser utilizados por sua organização na busca por novas ideias.

O ganho está em fazer o melhor uso dessas ideias, não em ser o primeiro a obter lucros com elas. Construir um modelo de negócios mais eficiente, na inovação aberta, é considerado superior ao mero fato de chegar primeiro no mercado.

Estabelecendo parcerias com outros pequenos negócios

Grandes empresas enfrentam um problema terrível na hora de fazer a gestão da inovação graças ao próprio tamanho. De maneira geral, suas estruturas são pesadas, altamente segmentadas em departamentos com objetivos específicos e com altos índices de burocracia. Nesses ambientes, explorar a inovação aberta fica difícil, o que faz com que essas empresas busquem parcerias com PMEs altamente inovadoras.

Em geral, pequenas e médias empresas oferecem estruturas menos rígidas e mais horizontais, ambientes naturais para a inovação. Departamentos conversam entre si, trabalham simultaneamente em projetos e acabam tendo grande vantagem na implementação do modelo de inovação aberta.

Descentralizando processos para inovar

Quando o objetivo é crescer, é preciso envolver toda a equipe no processo. Gerir melhor a informação demanda oferecer oportunidades para que colaboradores e parceiros façam parte da tomada de decisões em sua empresa.

Gestores com tendências centralizadoras podem passar batido por chances incríveis de ganhos para seus negócios por não saberem ouvir e levar em consideração os insights de sua equipe. Mudar a forma como ideias são discutidas e apresentadas para quem faz a tomada de decisões em sua empresa é essencial para inovar e se tornar mais competitivo.

Introduzindo os problemas para toda sua equipe

Não é incomum ter problemas no seu setor de vendas que ele não consegue resolver, o que não significa que você deva contratar novas pessoas. A inovação colaborativa nos ensina que a resposta pode estar onde menos esperávamos.

Introduza a questão para outros departamentos e recolha ideias. Muitas vezes um olhar novo, vindo de profissionais com perspectivas e formações diferentes, é o suficiente para apontar caminhos.

Aprendendo a fazer as perguntas certas

Encontrar a solução ideal é mais fácil quando sabemos o que procuramos, e a única forma de garantir isso é fazendo as perguntas certas. Identificar o problema real e então formular uma pergunta que conduza a sua solução é a forma mais eficiente de fazer isso. Conhecer melhor um problema é saber introduzi-lo a terceiros de forma que eles tenham instrumental para identificar oportunidades.

Criando uma cultura de inovação

Fazer uma gestão eficiente da informação exige que profissionais em cargos de liderança estejam dispostos a renovar a cultura empresarial em que se integram, abrindo seus processos para colaboradores e parceiros que contribuirão significativamente na forma como faz negócio.

Quando sua área de vendas opina na de produtos e vice-versa, por exemplo, é possível explorar ideias que poderiam ser perdidas no modelo tradicional. Cooperação é a palavra-chave desse modelo, que pode fazer muito por sua empresa.

Incentivando a inovação com colaboradores satisfeitos

Boas ideias vêm de onde menos esperamos. Acolha seus colaboradores e valorize a forma como cada um contribui com seu negócio, dando atenção às suas ideias. Trabalhar a moral de seus profissionais significa permitir que todos façam parte do processo criativo e garantir sua satisfação será fundamental.

Muitas vezes os recursos e conhecimento necessários para inovar estão disponíveis em sua empresa; seus colaboradores precisam apenas ser apresentados a novos desafios para que demonstrem seu potencial.

Agora que você tem todos os instrumentos para fazer a gestão da inovação em sua empresa como os grandes, que tal continuar aprendendo? Assine a newsletter da Simplez e receba em seu e-mail o melhor do nosso conteúdo, para saber como continuar fomentando o novo em seu negócio!