O termo “crowdsourcing” representa algo novo no mundo dos negócios. Surgiu da junção das palavras em inglês “crowd” (multidão, povo, grupo de pessoas) e “outsourcing” (terceirização), e descreve a união de um grupo de pessoas focado na solução de um determinado problema. Se duas cabeças pensando funcionam melhor que uma, imagine cem ou mil. Este é o conceito do crowdsourcing: expandir a busca por soluções mediante um processo colaborativo de compartilhamento de informações, conhecimentos e experiências.
Com o avanço das tecnologias de internet o mundo tornou-se mais globalizado e não há mais fronteiras que impeçam a interação humana de forma rápida, compreensível e efetiva. O número de informações e experiências trocadas é gigantesco. Então, por que não reunir as pessoas certas em uma mesma comunidade virtual para resolverem problemas a partir do compartilhamento de seus conhecimentos, habilidades e experiências? Com essa nova oportunidade de negócios, diversas startups surgiram oferecendo o encontro perfeito entre o problema e a solução por meio de plataformas online.
E ainda tem mais. O crowdsourcing permite que os colaboradores tenham a oportunidade de desenvolverem uma carreira profissional oferecendo seus serviços às empresas que desejam solucionar problemas em determinadas áreas.
Atualmente, diversas organizações ao redor do mundo fazem uso das ferramentas das plataformas online, aderindo ao crowdsourcing para encontrarem novas soluções para os seus problemas de negócio. Só para se ter uma ideia, a NASA (Agência Espacial Americana) já adota a estratégia para terceirizar o desenvolvimento de softwares específicos para suas missões espaciais.
Você ainda não conhece a estratégia? Então venha descobrir as cinco melhores maneiras de usar o crowdsourcing no seu negócio!
1. Obtenha inovações com custo reduzido
Uma das grandes vantagens de se adotar uma estratégia de crowdsourcing é a possibilidade de manter o negócio sempre atualizado e à frente da concorrência. As inovações constantes podem fazer parte da rotina da empresa considerando que todos os dias surgem novas e grandes ideias para otimizar os processos produtivos em diversos setores da organização.
2. Desenvolva novos produtos e serviços que engajam
Quem trabalha com desenvolvimento de novos produtos e serviços sabe como é difícil medir com maior grau de exatidão o nível de aceitação que eles terão ao serem lançados no mercado. Isso acontece devido à falta de um parâmetro comparativo que possa estimar um resultado esperado. Com ajuda do crowdsourcing, esse problema pode ser resolvido.
Em plataformas específicas de testadores de produtos e serviços, pessoas com altos conhecimentos e experiências na função podem testar e apontar possíveis erros e falhas que devem impedir o sucesso. A oportunidade deve permitir que o desenvolvedor anule esses riscos, aumentando as chances de se alcançar uma boa taxa de aceitação no lançamento do novo produto ou serviço.
Durante a fase de implantação do MVP (Minimum Viable Product) ou produto mínimo viável, em português, o crowdsourcing se torna fundamental para realizar os testes de validação do novo produto ou serviço a ser lançado e entrega feedbacks poderosos na busca por adequação deles ao público que será destinado.
3. Contrate o profissional mais adequado
Contratar o profissional mais adequado para a função é fundamental para agregar fluidez às atividades operacionais e gerenciais e aumentar o know-how do negócio. É muito comum também que na hora de contratar esse profissional a empresa recorra às mídias sociais para realizar uma seleção e recrutamento. O problema é que, muitas vezes, o profissional com o perfil desejado pode não ser encontrado no networking da organização. O que fazer então?
O crowdsourcing também pode ser utilizado para ajudar na escolha dos melhores profissionais. Diversas plataformas online de recrutamento disponibilizam profissionais com amplo grau de especialização e experiências para compartilhar com o seu negócio. Além de economizar tempo nesse processo, o crowdsourcing permite aumentar o potencial de contratação de um profissional mais adequado para a função desejada.
4. Melhore o desempenho produtivo do seu negócio
Muitos proprietários de pequenas e médias empresas fazem todo o serviço de gestão do negócio e ainda algumas outras atividades inerentes à produção. Se envolvem de tal maneira que acabam realizando tarefas que poderiam ser delegadas a outros profissionais, deixando de ter mais tempo para atuar no gerenciamento estratégico da organização. A solução ideal para esse problema é utilizar o crowdsourcing para terceirizar as tarefas mais simples e que demandam muito tempo para serem realizadas.
Diversas plataformas online disponibilizam profissionais freelancers dispostos a realizarem pequenas tarefas em curtos períodos de tempo, cobrando valores bem reduzidos para isso.
5. Obtenha investimentos para o seu projeto
Muitas vezes a demanda é tão grande que a empresa precisa ampliar a sua produção para atendê-la ou perderá a oportunidade de crescer. Porém, nem sempre dispõe de recursos financeiros para investir. Quando você precisa de investimentos financeiros para apoiar um projeto de desenvolvimento do negócio, é provável que pense imediatamente em bancos, não é mesmo? Mas saiba que até nesse sentido o crowdsourcing pode ajudar na expansão do seu negócio.
Algumas plataformas online permitem o encontro entre empresas que pretendem crescer e investidores dispostos a aplicar recursos, caso a análise do investimento demonstre atratividade. É o famoso “crowdfunding”.
O crowdsourcing vem crescendo em todo o mundo, ganhado cada vez mais adeptos e mais funções disponíveis. É uma estratégia que deve se tornar popular devido aos benefícios que oferece no mundo corporativo e também em outras áreas. Inovações constantes, soluções grandiosas, ideias revolucionárias e outros feitos devem impulsionar o mercado de crowdsourcing, tornando a estratégia cada vez mais atrativa.
E você, já se beneficia das vantagens oferecidas pelo crowdsourcing? Entre em contato com a gente agora mesmo e conheças as nossas ideias inovadoras!