Hoje em dia, o maior desafio das empresas é estar à frente da concorrência, mas para que isso ocorra é preciso que a organização tenha espaço para a inovação. A melhor forma de fazer isso é criar espaços para que colaboradores, clientes e fornecedores possam dar opiniões e sugestões de projetos para uma área específica ou várias.
O principal desafio da área de Inovação, Processos, Tecnologia ou Marketing é como transformar ideias inovadoras em resultados, sejam eles financeiros ou na otimização de tarefas. A gestão desses projetos demanda que uma ou mais áreas sejam envolvidas no processo de decisão, formulação e implantação, mas as ideias podem vir de qualquer pessoa direta ou indiretamente ligada à empresa.
Os projetos inovadores têm um modelo de gestão diferente dos projetos normais da empresa, eles têm um ou mais pontos focais dentro da organização e, como dissemos anteriormente, podem impactar várias áreas desde a sua origem até a implantação final. Por isso, faz-se necessário sistematizar um método de gerenciamento desses projetos de inovação com uma plataforma de gestão da inovação.
Diferente do modelo de PDCA (sigla para plan, do, check e act, ou seja, planejar, executar, verificar e agir) onde se tem controle de todas as etapas e passos para a gestão da qualidade. Os projetos que têm inovação são pautados no processo de ICEI (idealizar, conceituar, experimentar e implementar), o que pode gerar algum desconforto por lidarmos com incertezas, riscos e a falta de referenciais, por isso é preciso sistematizar um método de aprendizado sobre as questões desconhecidas do projeto para esclarecer os pontos de incerteza rapidamente.
O processo ICEI é composto por 4 fases. Veja abaixo o que constitui cada competência e quais são as exigências para cada uma!
Idealização
A idealização é a fase inicial do processo criativo e pode ocorrer por meio da geração de insights de um único indivíduo ou por um grupo (cocriação) para levantar possibilidades sobre temas estratégicos da organização. Uma alternativa muito comum é que a empresa em questão utilize uma plataforma colaborativa para gerar ideias e potenciais soluções a partir de temáticas e desafios específicos.
O processo de idealização pode ocorrer diariamente por estar incorporado nas atividades da empresa, normalmente porque elas têm um time de inovação e qualidade ou por meio de campanhas, eventos e reuniões de brainstorming. Mas, para isso, é interessante que a empresa tenha claro o funil de inovação e seus estágios e prazos, qual o prazo para a coleta das ideias inovadoras, reuniões de grupo para estudo de viabilidade e mapeamentos dos próximos passos até a implantação.
A única certeza que podemos ter nessa etapa é de que a ideia ainda vai mudar bastante e pode até ser incorporada nas estratégias vigentes da empresa. Existem, inclusive, empresas que utilizam diferentes plataformas para captação de ideias e relacionamento com clientes, parceiros, fornecedores e universitários para geração de projetos inovadores.
Conceituação
A conceituação é a segunda etapa do processo e consiste basicamente em colaborar com ferramentas ou pessoal qualificado para potencializar a ideia. Muitas vezes, uma ideia pode parecer boa, mas quando posta à prova é possível identificar uma série de problemas que acabam por inviabilizá-la parcial ou totalmente. Enfim, o processo de validação de ideias e projetos inovadores é baseado no refinamento constante para encontrar a solução ideal.
Quando o contexto da ideia é imprevisível e com poucas informações, fica ainda mais difícil a tomada de decisões. Por isso, a importância de envolver profissionais qualificados no processo, que muitas vezes são colaboradores ou gerentes da sua empresa, para que possam aprender sobre as apostas estratégicas. Mas não é incomum algumas empresas construírem programas onde as ideias inovadoras são lapidadas diretamente com os clientes.
Experimentação
Com a conclusão das etapas anteriores, é chegado o momento de testar e experimentar as ideias para reduzir as dúvidas e acelerar a escolha dos projetos com modelos adequados às necessidades. Vale lembrar que quanto mais cedo a sua empresa começar a testar, mais chances terá de vencer a concorrência. Fazer simulações e pilotos com uma loja, produto ou serviço conceito é a forma mais rápida de verificar aderência da solução à vida real, antes de tornar pública a sua aposta para todo o mercado.
Implementação
A última etapa dessa cadeia de inovação é a implementação, ou seja, aplicar na prática tudo o que foi discutido e testado anteriormente para reduzir as incertezas. É chegada a hora de seguir com a formalização ao mercado e seus colaboradores sobre essa nova ideia, produto, processo ou até mesmo um novo modelo de negócios. Essa fase demanda atenção das técnicas mais comuns de gestão de projetos: escopo, prazos, cronograma e gestão de pessoas.
Como garantir o sucesso do seu Programa de Inovação?
Agora que você já conhece todas as etapas do ICEI para transformar a sua empresa em um modelo criativo e inovador, existem alguns requisitos básicos para o sucesso do programa de inovação. Para facilitar o entendimento, elencamos abaixo os 6 principais passos para o sucesso do seu programa. Confira!
AVALIE O SEU PROGRAMA DE INOVAÇÃO EXISTENTE
A maioria dos programas de inovação perde investimento no primeiro ano por dificuldades em comprovar resultados. Escolha uma plataforma que torne possível escalonar por impacto.
IDENTIFIQUE OU NOMEIE UM TIME DE INOVAÇÃO
Tratar a inovação como um projeto de todos os colaboradores pode não funcionar na prática. Escolha de 3 a 5 pessoas para compor um grupo para gerenciar e avançar com o programa de inovação.
IDENTIFIQUE NECESSIDADES URGENTES NA SUA EMPRESA
O principal fator para que a sua empresa tenha sucesso é que exista foco nos projetos para priorizar o que é urgência no momento. Normalmente, gasta-se muito tempo e recursos em projetos que não são prioridade.
INCENTIVE TODAS AS FONTES DE IDEIAS
A chave para o sucesso é tornar a participação no programa de inovação algo fácil e inspirador para todos os colaboradores e o público de interesse. Por isso, investir em plataformas de crowdsourcing corporativas é a maneira mais fácil de aumentar o impacto e melhorar os resultados.
ENGAJE PROFISSIONAIS EXPERTS NOS PROJETOS
É importante que o time de inovação tenha uma lista dos profissionais da companhia que são “embaixadores” de determinados assuntos ou temas. Afinal, envolvendo as pessoas certas nos projetos foco a sua empresa terá muito mais chances de sucesso.
ENCORAJE A PARTICIPAÇÃO DE TODOS
A inovação não está no DNA de todas as empresas, mas inovar é preciso para ganhar mercado e garantir a lucratividade de um negócio. Engaje os colaboradores e o público de interesse para aumentar a quantidade de ideias inovadoras.
Ficou com alguma dúvida sobre como transformar ideias inovadoras em resultados? Deixe um comentário ou compartilhe suas experiências conosco!