Todas as empresas orientadas para o futuro estão focadas em inovação, mas inovação não é algo que simplesmente acontece. Esta precisa ser perseguida com muito foco e tendo as pessoas certas tomando decisões baseadas em diversas variáveis ao longo do caminho. Estas pessoas podem ser tanto stakeholders internos como externos, que pelo expertise e visão criativa, conseguem aproveitar o poder intelectual das pessoas em torno deles – mantendo canais de comunicação abertos para que todos possam participar e cocriar obtendo a máxima eficiência na gestão de ideias.

Hackathon é uma espécie de maratona que reúne pessoas com diferentes competências, criando rapidamente ideias e soluções para diferentes problemas e desafios.

PLANEJANDO UM HACKATHON

Uma das melhores maneiras de iniciar seu programa de inovação e embarcar seus colaboradores rapidamente é promovendo um HACKATHON – um desafio no estilo de uma ”maratona de ideias” onde participantes trabalham em equipes para resolver um problema real dentro da empresa de maneira rápida e eficente.

Existem diversos itens para cuidar, especialmente se este for o seu primeiro hackathon e seus colaboradores não estiverem habituados em um ambiente colaborativo. A Simplez e a Brightidea compilaram uma lista para ajudar no sucesso do seu hackathon.

Objetivo: Defina um foco para o seu desafio/problema; Data: Escolha um período que não conflite com algum evento interno e tenha uma maior presença dos seus colaboradores; Ambiente: Um ambiente diferente do tradicional faz com que seus colaboradores possam exlporar ainda mais sua criatividade e o inusitado; Apoio: Patrocínio é sempre uma solução para reduzir custos. Procure parceiros em diferentes áreas e compartilhe com outros gestores e diretores; Interno ou Externo: Os hackathons internos (reservados para funcionários) são mais comuns e fáceis de gerenciar. Porém, contar com a inteligência e opinião dos seus consumidores, pode trazer diferentes ideias e mudanças jamais pensadas dentro do seu ambiente corporativo;

O QUE EU PRECISO PARA O MEU HACKATHON?

ESPECIALISTAS // 

Tenha especialistas - figuras de fora com conhecimento no tema – oferecendo pontos de vista diferentes para motivar os participantes.

DIVULGAÇÃO // 

É importante que todos estejam motivados para comparecer e participar do seu hackathon, mantenha-os engajados antes mesmo do lançamento.

REQUISITOS TÉCNICOS // 

Se o seu hackathon é centrado em desenvolvimento (codificação de software), converse com pessoas qualificadas da sua empresa para garantir que serão utilizadas linguagens e ferramentas adequadas.

AVALIAÇÃO // 

Apenas as melhores ideias deveriam avançar para a implementação, portanto você deve ter um plano definido para compartilhar com os participantes como as ideias serão avaliadas. Tenha uma equipe de avaliadores já definida.

RECONHECIMENTO //

Converse com os times para criar um espírito de competição. Você precisa que os participantes fiquem engajados em fazer o melhor, não interessando se você estará recompensando-os por isso.

AGRADECIMENTO // 

Sempre mantenha contato e feedback com os participantes, avaliadores e demais convidados. A realização pessoal pode ser tudo que você está entregando pela participação deles, portanto não esqueça de entregar da melhor forma possível.

ACOMPANHAMENTO // 

Faça um diagnóstico detalhado para avaliar se você alcançou seus objetivos e o que precisa ser feito em seguida. Tome nota de algumas coisas que funcionaram bem, e das que não, descrevendo o que você faria diferente da próxima vez.

Mas como colocar tudo isso em prática?

COMO COLOCAR EM PRÁTICA MEU HACKATHON?

A Simplez oferece inteligência, metodologias e serviços para arquitetar, planejar, gerir e dar o melhor suporte ao seu programa. Somos Premier Partner da Brightidea, que com sua plataforma online de gestão de ideias, oferece as melhores ferramentas e tecnologia para que seu Hackathon rode da maneira mais eficiente, juntando seus colaboradores em um ambiente prático e de fácil acesso, juntando a criativide e experiência de todos em um só lugar. Quer saber mais?

Conteúdo Relacionado

Fechar
X